terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Resenha | Extraordinário, de R. J. Palacio

Extraordinário 
Não julgue um livro menino pela capa cara.


  Sabe aquele livro fofo? Que por mais que seja simples, faz você pensar em muita coisa..? Aquela história inocente, que te faz ver que ainda têm pessoas assim no mundo..? Sim, a inocência que só uma criança pode ter. Estou falando da história de August Pullman, mais conhecido como Auggie, uma criança de 10 anos que enfrenta um problema que, a maioria de nós, não precisamos enfrentar.

     Auggie é uma criança que gosta de brincar, que assiste desenhos, que tem uma cadela chamada Daisy. Uma criança como qualquer outra - ou pelo menos é como quer ser visto. Auggie tem seu rosto deformado. Nasceu com um problema genético, e desde o primeiro minuto de vida, já teria de ser submetido à cirurgias. E não foram poucas. Agora Auggie tem 10 anos; seus olhos são totalmente caídos, suas bochechas também, suas orelhas fora do lugar que deveriam estar, seu cabelo cobrindo uma parte de sua testa, e cicatrizes que pioriam o seu aspecto. Auggie tem vergonha de sua aparência, vergonha de ter de fazer sua família ser vista com ele. Mas ainda assim, não sente pena de si mesmo.
     Já cansou de enfrentar olhares de susto, de pena, risadas, deboches. Pode-se dizer que até se acostumou.
Auggie é uma criança solitária para sua idade, não tem muitos amigos. Por conta da sua saúde - cirurgias, pós operatórios, mais cirurgias e mais pós operatórios - era obrigado a ter aulas em casa, com sua mãe. Só tinha um amigo que morava ali por perto, mas desde que este havia se mudado, a amizade foi esfriando.
     Mas agora as coisas vão mudar, sua mãe quer mandá-lo para uma escola de verdade, para fazer novos amigos, ter uma educação melhor e se tornar um pouco mais independente.
De início, é difícil de se adaptar, todos aqueles olhares - alguns inocentes de crianças inocentes, outros cruéis de crianças nem tão inocentes assim.
Menos Summer. Ela não olha ele assim, e chama-o para sentar ao lado dela no refeitório. O porquê ele não sabe, mas o deixa feliz.
Seu professor - já ciente da história do novo aluno - aproveita a situação para passar uma importante lição para as crianças. Então, cada mês daquele ano letivo, eles teriam um lema, uma frase que se tornaria um conceito. E as crianças teriam de escrever sobre ele, e tentar praticá-lo.



     Extraordinário é um livro super fofo e gostoso de ler. Conta um período da vida de Auggie e de sua família. Conta como eles passam por isso. Não subestime o livro por ser a respeito de uma simples criança. Não julgue-o por achá-lo infantil. Pois tem uma lição importante, talvez uma das mais importantes: a gentileza. E mais, a percepção de que o interior é mais importante que o exterior.


Título Original: Wonder
Livro: Extraordinário
Autor(a): R. J. Palácio
Editora: Intrínseca
Ano de publicação: 2013
Quantidade de páginas: 320
Classificação: 5/5 Estrelas



Nenhum comentário:

Postar um comentário