terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Resenha | A Seleção, de Kiera Cass

A Seleção
Trinta e cinco garotas e uma única coroa

     A Seleção é o primeiro livro da série escrita por Kiera Cass. 
     Em um futuro um pouco distante, depois da Quarta Guerra Mundial, o que antes era o país dos Estados Unidos da América, agora é um país jovem e de monarquia: Illéa. A sociedade nesse país e divida em castas de Um até Oito. A Um é a casta mais alta: Rei, Rainha, Príncipe. E a Oito é a mais miserável: mendigos, trabalhadores impossibilitados, e até criminosos.


     Como o governo é uma monarquia hereditária, o trono será passado para o primogênito do Rei Clarkson: o Príncipe Maxon. Porém, para assumir o trono quando completar 20 anos - agora com 19 - precisa de uma esposa para se tornar a futura Rainha de Illéa. Para isso, existe a Seleção: jovens entre 17 e 20 anos de todo o país se inscrevem, e são sorteadas 35 meninas para ir ao palácio conhecer e conquistar o Príncipe, e consequentemente, a Coroa.
     America Singer, uma linda jovem de 17 anos, da casta Cinco, é feliz apesar das dificuldades. Trabalha como Artista para ajudar a família, tem 4 irmãos e um namorado - Aspen. Sua casta apesar de não ser a mais baixa, é muito pobre, e por conta disso, passa por momentos muito difíceis com sua família. Até que surge a oportunidade de mudar completamente de vida: a Seleção.
America não gosta da ideia de abandonar sua família e seu namorado para ir ao palácio ficar à disposição de um príncipe. Mas acaba aceitando se inscrever, depois da insistência de sua mãe e seu namorado. Até porque, com milhares de garotas concorrendo, que chances ela teria de ser uma das 35 garotas sorteadas?
     Mas o que America mais temia aconteceu. Mesmo não estando nada feliz com isso, decide participar, para ajudar sua família.
Será que ela vai conseguir se manter lá? Será que ela vai se apaixonar pelo Príncipe Maxon, a quem julga ser o culpado por aquilo? Será que conseguirá esquecer Aspen? Será que o palácio real é um lugar totalmente seguro? Será que America será a futura rainha de Illéa?

"Na manhã seguinte, me vesti com o uniforme das Selecionadas: calças pretas, blusa branca e a flor de minha província - um lírio - em meu cabelo. Meus sapatos eu pude escolher. Eu peguei um par de sapatilhas vermelhas bem gastas. Eu achei que devia deixar claro desde o início que não era material para princesa."

     A autora soube muito bem como escrever, e como contar os conflitos de America, de modo que a leitura é ótima, flui muito bem, e faz você devorar o livro em pouco tempo. Foi com certeza o livro em que li mais rápido. A narração apesar de ser feita unicamente pela America, é tranquila e gostosa de ler; ela é uma personagem engraçada e emotiva ao mesmo tempo, fazendo com que você ria e chore com ela.
Além da riqueza que os personagens possuem, o cenário da história, envolvendo a sociedade e forma de governo, é muito interessante.



     Vi muitos comentários de pessoas comparando aspectos de A Seleção com Jogos Vorazes... sinceramente, achei umas semelhanças, porém, irrelevantes. E discordo totalmente de quem diz que é cópia, pois a história é COMPLETAMENTE DIFERENTE.
Se você espera de A Seleção um livro de ação, você vai se decepcionar. O enredo do livro é mais dramático, considerado até cliché por muitos. Mas particularmente, acho a história maravilhosa e única, de um jeito que faz você se sentir como parte do livro.
     Apesar do romance, e do drama, podemos também identificar fatores sociais naquela história. Acompanhamos o contraste de casta para casta, e percebemos que, no final, nossa sociedade não é tão diferente assim.

A Série é composta de, por enquanto, 4 livros: A Seleção, A Elite, A Escolha, Contos de A Seleção - O Guarda e O Príncipe. Além de Contos de A Seleção 2 - A Rainha e A Favorita, mas por enquanto só está disponível em ebook. E em maio de 2015 chegará às livrarias o mais novo livro da série: A Herdeira.


Título original: The Selection
Título: A Seleção
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 368
Capa: Brochura
Ano: 2012

Classificação: 4,6/5 milk shakes



Nenhum comentário:

Postar um comentário